sexta-feira, 21 de março de 2014

Para atravessar contigo o deserto do mundo- Dia Mundial da Poesia

Parece que hoje é o dia Mundial da Poesia... e que boa combinação é poesia com primavera!
Confesso que gosto muito de ler poemas, acabam por me deixar ainda mais perto do sentimento do poeta do que uma prosa. Entre os meus favoritos estão a Pedra Filosofal de António Gedeão, o Cântico Negro de José Régio, Amor é Fogo que Arde sem se Ver de Camões, Sísifo de Miguel Torga,  A Nossa Casa de Florbela Espanca e Contrariedades de Cesário Verde. Hoje vou partilhar convosco um poema da Sophia de Mello Breyner, poetisa que adoro desde tenra idade, que conheci há pouco tempo. Espero que sintam cada verso com a maior intensidade possível! 

Para atravessar contigo o deserto do mundo

Para atravessar contigo o deserto do mundo 
Para enfrentarmos juntos o terror da morte 
Para ver a verdade para perder o medo 
Ao lado dos teus passos caminhei 

Por ti deixei meu reino meu segredo 
Minha rápida noite meu silêncio 
Minha pérola redonda e seu oriente 
Meu espelho minha vida minha imagem 
E abandonei os jardins do paraíso 

Cá fora à luz sem véu do dia duro 
Sem os espelhos vi que estava nua 
E ao descampado se chamava tempo 

Por isso com teus gestos me vestiste 
E aprendi a viver em pleno vento 

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Livro Sexto'

with all my love, C

Sem comentários:

Enviar um comentário