sábado, 18 de fevereiro de 2012

Celebridade do Mês


"the world fascinates me"

                 
E a celebridade deste mês é: Andy Warhol.
Mais do que um artista completo, marcou a história da Arte e fez a sua pequena grande revolução.
De nome original Andrew Warhola, nasceu a 6 de agosto de 1928 e deu as primeiras cartas no design em 1945, com apenas 17 anos. Começou por ser ilustrador de revistas como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker. Para além disso, fez anúncios publicitários e displays para vitrines de algumas lojas.
Começou assim o seu reconhecimento e a sua grande carreira, ganhando prémios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts.
Foi um dos ícones dos anos 60 como artista da pop art e não eram considerados dignos aqueles que não frequentavam as suas festas.
Em 1968, Valerie Solanas, fundadora e único membro da SCUM (Society for Cutting Up Men - Sociedade para Eliminar Os homens) invade o estúdio de Warhol e disparou três vezes sobre ele. Andy resistiu, mas acabou por falecer a 22 de fevereiro de 1987.
Para além de ter desenhado garrafas para a Coca-Cola, latas para a Campbell e a capa do primeiro CD dos Velvet Underground, as suas criações servem hoje de inspiração para coleções de grandes marcas como a Pepe Jeans.


C.

Sem comentários:

Enviar um comentário